Você sabe o que é monografia?

Você sabe o que é monografia?

Acesse nosso site: monografias prontas

No ambiente acadêmico, o termo monografia pode ser empregado nas mais diversas situações. No entanto, ainda assim, seus conceitos podem acabar gerando algumas dúvidas. Sua verdadeira definição e significado são bastante importantes para o aluno.

Tem dúvida sobre o que é monografia? Não se acanhe. Acompanhe aqui algumas informações relevantes e úteis sobre o assunto.

 

Ter um Mestrado faz a diferença na carreira?

Significado

Analisando a fundo a palavra monografia, é possível notar que ela é formada por dois elementos: monoindica “um, único”, enquanto grafiafaz referência à “escrita, escrever”. De maneira geral, a expressão significa “escrita sobre um único tema”.

Um trabalho monográfico envolve a exploração extensa de um assunto em particular, obedecendo a rigorosos padrões metodológicos. Sua intenção é exclusivamente científica, ou seja, o trabalho precisa ter um objeto de estudo claramente definido, apresentar uma novidade ou uma nova perspectiva sobre um contexto, procurar comprovar as hipóteses que lança e ser, no geral, útil.

Ufa! Como você pode perceber, desenvolver uma monografia envolve a articulação de vários elementos e pode ser bastante trabalhoso.

Aplicação

A estrutura de uma monografia é aplicável para diversos tipos de trabalhos, propostos em diferentes situações. O TCC ou Trabalho de Conclusão de Curso, exigido em boa parte dos cursos de Graduação, pode ser cobrado na forma de uma monografia. Da mesma forma, dissertações de mestrado e teses de doutorado são normalmente exigidos dentro do modelo.

Seguindo a ideia de escrita sobre um único tema, é ideal que uma monografia limite o seu contexto, preferindo sempre o foco em determinada situação do que a abertura e amplitude, tornando a abordagem geral e vaga.

Normalmente, a monografia envolve também a construção de etapas preliminares. O pré-projeto e o projeto, por exemplo, são apresentações prévias do desenvolvimento que será trabalhado.

Método e exigências

Uma monografia precisa seguir, rigorosamente, uma série de padrões. Além de estar corretamente apresentado segundo as normas gramaticais, o trabalho deve conter uma metodologia e ser construído com base nas normas da ABNT, a Associação Brasileira de Normas e Técnicas.

O método significa uma espécie de roteiro, um guia a ser seguido durante o desenrolar da pesquisa e da monografia, e precisa ser descrito com detalhes (para permitir a compreensão do leitor e a possibilidade de continuidade, suporte ou contestação à pesquisa).

Alguns dos mais famosos métodos são o dedutivo e o indutivo, mas existe uma grande variedade de opções já consagradas.

Quanto às normas da ABNT, o trabalho monográfico tem uma estrutura determinada e obrigatória, com elementos como introdução, metodologia e discussão dos resultados. Também são essenciais a menção adequada de citações e referências a outros trabalhos, bem como uma bibliografia correta.

Entenda o que é MBA e se essa é a formação ideal para seu perfil

*

Monografias são complexas, mas representam valiosas formas de produção e exposição do conhecimento. Fique atento às nossas dicas e bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *